Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





quinta-feira, 8 de julho de 2010

PostHeaderIcon Que tanto de tipo de feijão?!


Em época de Festa Junina (ou seria Julhina) e inverno no Brasil um caldo de feijão sempre agrada muita gente! E o feijão é disparado a leguminosa mais amada e consumida do nosso país. Mas, pare e pense? Será que só o feijão dentre todas as leguminosas está presente na sua alimentação diária? Bom, você pode se surpreender!!!
O grupo alimentar das leguminosas inclui importantes grãos vegetais que são, principalmente, fontes de proteínas e fibras. De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2006), as leguminosas, no Brasil, incluem o feijão-verde, feijão-de-corda, jalo, preto, largo, flageolé, carioquinha, azuqui, rim, mungo, pinto, fradinho, macassar, guandu e branco e também as lentilhas, ervilhas secas, fava, soja e grão-de-bico. Ainda de acordo com o Guia, o consumo de uma porção de leguminosas por dia já é suficiente para complementar uma alimentação variada e saudável, ocorrendo, preferencialmente, de modo que a ingestão garanta, no mínimo, 5% do total de energia diária acumulado em todas as refeições.
As leguminosas, de um modo geral, fornecem energia, sob a forma, sobretudo de amido. Proporcionam proteínas de origem vegetal de grande qualidade, são muito ricas em fibras alimentares, vitaminas do grupo B e minerais como o magnésio e o ferro. Outra vantagem desses alimentos, é que eles possuem, assim como as frutas e os legumes frescos, compostos bioativos, que exercem funções biológicas benéficas distintas, como fitoestrogêneos (isoflavonas ou isoflavonóides), encontrados principalmente na soja, inibidores de proteases e fosfolipídios, classe de compostos também presente em grande quantidade na lecitina de soja.
As leguminosas tendem a endurecer quando cozidas em águas calcárias ou em presenção de bicarbonato. Por isso é importante se informar antes de resolver se aventurar a prepará-las. Para cada leguminosa há uma técnica adequada de remohlo e cozimento, quando essas etapas são bem executadas na hora de preparar as receitas é só alegria! =D

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top