Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





quinta-feira, 8 de julho de 2010

PostHeaderIcon "Quero de tudo, menos o verdinho...”


As frutas e hortaliças são a principal fonte de fibras, vitaminas e minerais da dieta humana. Mas sua nomenclatura em geral causa confusão não é? Quem nunca ouviu que o tomate não é legume, que na verdade ele é um fruto? Bom, picuinhas de lado, basta saber que o termo “hortaliça” representa tudo aquilo que geralmente vem da horta, ou seja, é cultivado numa horta. As hortaliças envolvem partes de plantas que são utilizadas na alimentação humana como raízes (mandioca), tubérculos (batata), folhas (alface, almeirão), inflorescências (brócolis, couve-flor), frutos (tomate), bulbos (alho, alho poro), sendo amplamente definidas como verduras e legumes.
Elas representam aquela parte da alimentação que costuma ser o terror dos pais de primeira viagem, sobretudo quando o filho lança a pérola: “quero de tudo, menos o verdinho...” O “verdinho” é extremamente importante pra nossa alimentação e, tendo criatividade e insistência, pode se tornar um super amigo das crianças! Cortes diferenciados, pratos coloridos, preparações de diferentes texturas (fritas cozidas, assadas), são detalhes que fazem toda a diferença na aceitação desse grupo de alimentos não só pelas crianças, mas também pelo adultos mimados pela avó (avó e nutricionista tendem a entrar em conflito, =D)!
Quanto às frutas, essas costumam ter aceitação maior, principalmente aquelas que têm sabor docinho (viva a melancia!), são bonitas (morangos são estrelas de cinema entre as frutas!) e são fáceis de se levar pra lá e pra cá (lembra da maçã que os alunos puxa-sacos aplicados levavam para os professores?). No Brasil, país de agricultura muito diversificada, a variedade de hortaliças e frutas é enorme! Atualmente inclusive, órgãos como a Emater e a Embrapa têm fomentado o resgate das chamadas hortaliças não convencionais, aquelas que eram consumidas pelos nossos avôs e que a gente nunca acha no supermercado, como a serralha, a azedinha, a vinagreira e ainda frutas, como os frutos da cagaiteira.




Como escolher hortaliças







0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top