Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





sexta-feira, 9 de julho de 2010

PostHeaderIcon Carnes

O consumo de carne pelos seres humanos remonta a períodos anteriores ao afeiçoamento dos homens pelos animais. Os eqüinos, por exemplo, antes de parecerem úteis ou amigáveis, foram freqüentemente transformados em comida. Muito além da estranheza que esse fato possa causar hoje em dia, vale ressaltar a dimensão da importância da carne na refeição humana.

Nos cardápios a carne, em geral, está sempre associada ao prato principal, também chamado prato protéico, sendo considerada a parte mais nobre da refeição. Dentre as peças de carne comumente apreciadas em preparações culinárias estão aquelas oriundas do porco, do boi, do frango e do peixe. Além dessas, consumidas em diferentes continentes, há aqueles provenientes de animais como o cordeiro e o coelho, e ainda de mariscos, como lagosta e camarão, e animais menos comuns nos gêneros alimentares, como a rã. O consumo de miúdos também é um dado representativo, já que além de deter importância nutricional diferenciada, como por exemplo, a quantidade de ferro e vitamina A obtida em um bife de fígado, tem importância também do ponto de vista gastronômico, vê-se o foie gras, fígado gorduroso de pato ou de ganso obtido pela engorda metódica do animal, prato muito apreciado da culinária francesa (SEBESS, 2009).

Pode-se empregar várias técnicas de cocção no preparo das carnes: fritura, calor seco, calor úmido, dentre outras. O processo de cocção envolve trocas químicas, físico-químicas e estruturais dos componentes dos alimentos provocadas intencionalmente por efeito do calor. Esse processo desagrega as estruturas alimentares, melhorando a palatabilidade e a digestibilidade (TSCHEUSCHNER, 2001 apud ROSA et. al, 2006).

É importante utilizar o modo de preparo de acordo com o tipo de corte da carne, por exemplo, picanha pode ser usada para churrasco, o músculo deve ser cozido, assim é necessário que se consulte a literatura antes de se preparar as carnes.





 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top