Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





quarta-feira, 7 de julho de 2010

PostHeaderIcon Só para contextualizar


Bom, gente, esta postagem abordará inteiramente sobre os ovos. É muito difícil saber de pessoas que não gostam deles, sendo sozinhos ou junto com outros alimentos. Você sabia que ele é considerado um alimento com proteínas semelhantes a da carne?! Ele possui proteínas de alto valor biológico, só que mais baratos que as carnes. Mas não vamos abusar deles, ele é riquíssimo em colesterol.

Só para você, leitor ficar mais contextualizado nesse importante alimento, os ovos são produtos do ciclo reprodutivo de aves e répteis, sendo provenientes do organismo das fêmeas. Em culinária, quando se utiliza a palavra “ovo”, refere-se diretamente ao ovo de galinha. O ovo é composto por quatro partes principais: casca, membranas da casca, albumina (clara) e gema. As membranas da casca são duas ou três camadas finas de fibras protéicas aderidas à superfície porosa. Essas membranas dão proteção adicional contra elementos indesejados, como bactérias e mofo. A albumina, também conhecida como “clara”, consiste em 87,77% de água e 12,5% de albumina, proteína de alto valor biológico, representando 2/3 do peso total do ovo. A gema é composta de 49% de água e 16,7% de proteínas. Sua coloração varia de acordo com a dieta das galinhas. Um dieta rica em trigo vai gerar gemas amarelo-pálidas, enquanto uma dieta rica em milho produz gemas amarelo-escuras.

Esse importante alimento é utilizado tanto sozinho (para fazer ovos fritos, cozidos, frigidos, pochê) ou junto com outros alimentos como espessante e emulsificante.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top