Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





quarta-feira, 7 de julho de 2010

PostHeaderIcon Gorduras aqui???!!!!


“Ahhhhhh! O que esse assunto está fazendo em um blog de acadêmicas de nutrição?! Esse assunto deveria ser extinto! Esse alimento precisa ser extinto!!! Tuuudo que envolve gordura deveria acabar do planeta terra!”

Isso é o que a maioria das pessoas pensam, mas justamente por estudar nutrição que estamos aqui para dizer (e afirmar se for preciso) que esse alimento é importantíssimo para a nossa saúde e bem como para a característica sensorial do alimento. É lógico que, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação, mas que, aliado a uma dieta saudável, pode proporcionar prazeres e muitos benefícios a você.

Na verdade, a palavra gordura é um termo genérico dado a substâncias compostas por ácidos graxos, aminoácidos e proteínas. Podem ser de origem animal e vegetal. As gorduras de animal são: Leite, creme de leite, manteiga, queijos, banha, pancetta, toucinho, bacon. Já as gorduras de origem vegetal são: óleos e gorduras provenientes de frutas e grãos, e margarina.

Alguns óleos vegetais são mais utilizados no tempero de saladas, enquanto outros prestam-se mais a cocção.

As gorduras nos fornecem 9kcal por grama (daí a sua fama de ser bem calórica –pois as proteínas e carboidratos oferecem 4kcal por grama), mas elas são ótimas para concentrar sabor nos alimentos e textura agradável, bem como nos fornecer substratos para a formação de hormônios importantíssimos para o ser humano (os esteróis: Testosterona, Progesterona , Cortisol, Aldosterona.). Portando, vamos nos deliciar com ela mas com moderação.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top