Tudo de Bom!

Este blog foi criado com a finalidade de apresentar informações, curiosidades, dicas e receitas de vários alimentos! Portanto, você que quer saber mais sobre alimentação, que ama o prazer de comer aliado a hábitos de vida saudáveis entre e confira tudo que esse blog tem de bom! Teste nossas receitas e envie comentários!





quinta-feira, 8 de julho de 2010

PostHeaderIcon Molho e macarrão: um casamento de sucesso!


Macarrão, molho & cia.


Veja como fazer de modo prático, rápido e saboroso os vários tipos de massa, além de molhos caprichados.


Unanimidade à mesa no mundo todo, as massas, ou melhor, as pastas italianas, podem ser longas (espaguete, fettuccine), curtas (farfalle, nhoque), recheadas (canelone, capelete), ou mesmo feitas para incrementar sopas. De grano duro, sêmola ou até mesmo integrais. Não importa o tipo ou o formato, o fato é que o macarrão é mais apreciado e consumido a cada dia. Vai ver que é por causa da facilidade com que é feito, ou, então, a culpa é dos deliciosos molhos e suas variações.

A propósito: vale lembrar que molhos que levam tomate como base são bem menos calóricos se comparados aos brancos, à base de creme de leite. Para coroar, nada melhor que o hábito italiano de polvilhar o prato de massa com queijo ralado. Então, seja rápido. Anote, abaixo, algumas dicas práticas para fazer em casa de modo rápido, divertido e saboroso os vários tipos de massa. A seguir, experimente preparar as deliciosas receitas listadas no final desta reportagem.


  • Quando preparar um molho que contenha “pedacinhos” de carne, peixe, mariscos, ou mesmo vegetais, procure uma massa que não seja lisa, como um penne, um fusilli ou um farfalle. Assim fica mais fácil para o molho se agregar ao macarrão.

  • Para cozinhar uma massa em menos tempo, primeiro ferva a água. Depois que estiver borbulhando, coloque um pouco de sal (assim leva menos tempo para a água ferver).

  • Óleo na panela? Nem pensar! Quando se coloca o “fio” de óleo ou de azeite, este cria uma capa na massa fazendo com que leve mais tempo para ser cozida e dificulta com que o molho seja incorporado. Para que não grude, basta ficar atento e mexê-la de vez em quando.

  • Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de massa crua. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas. Para cada 100 gramas de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água para cozinhar, portanto, para 500 gramas o correto é que se utilize 5 litros de água.

  • Você sabe o que é al dente? Essa é uma expressão italiana que significa que o macarrão está no ponto certo para ser servido. Firme e consistente.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos o Trio do Boxe 2, alunas do Professor Gilberto, futuras nutricionistas e artistas na Cozinha!

Seguidores

Trio do Boxe 2 ® Todos os direitos reservados 2010. Tecnologia do Blogger.
back to top